Auriculoterapia
A auriculoterapia é uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa e foi oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema, sendo atualmente um ramo da acupuntura.
Por ser um método pouco invasivo e mostrar bons resultados, tem sido cada vez mais bem aceita pelos pacientes!
Os pontos da acupuntura estão espalhados por todo o corpo humano, mas há locais que agrupam microsistemas de pontos que se conectam com alguns órgãos internos, a exemplo da orelha, do nariz e da mão.
No caso do pavilhão auricular, há uma porção de pontos associados a órgãos e partes do corpo que, através da estimulação, trazem alívio à doenças, dores e desequilíbrios, como a enxaqueca e a insônia.
Esta técnica pressupõe conhecimentos aprofundados da medicina chinesa, que relaciona um órgão a manifestações fisiológicas diferentes. O ponto do fígado, por exemplo, pode tratar alterações no olho ou visuais, porque o fígado, na medicina chinesa, está relacionado à visão. Outros exemplos seriam o ponto endócrino, para tratar desequilíbrios e irregularidades no ciclo menstrual, e o ponto do cérebro simpático, para alterações emocionais.
A auriculoterapia pode ser feita em qualquer pessoa, independentemente da idade, trazendo benefícios para adultos, idosos e crianças.
O primeiro passo para o tratamento é uma consulta com o profissional especializado, que irá identificar os principais sintomas e, a partir disso, compreender quais os órgãos afetados.
Em seguida será realizada a seleção dos pontos mais adequados para o tratamento.
Como vimos, diversas são as formas de realizar pressão sobre esses pontos durante a sessão. As mais comuns são:
Agulhas filiformes: aplicadas sobre os pontos durante 10 a 30 minutos.
Agulhas intradérmicas: colocadas debaixo da pele por cerca de 7 dias.
Esferas magnéticas: coladas na pele por aproximadamente 5 dias.
Sementes de mostarda: podem ser aquecidas ou não e são coladas na pele durante 5 dias.
O número de sessões necessárias para que o paciente desfrute dos benefícios esperados dependerá muito de cada caso. Quadros mais leves podem começar a apresentar melhora desde a primeira aplicação, enquanto outros precisarão de um maior estímulo para promoção do efeito esperado.